Bronquiolite: como proteger o meu bebé contra esta doença respiratória?

Bronquiolite

 

30% dos mais pequenos são afectados a cada ano por esta doença respiratória.

O que é exactamente a bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção viral que atinge principalmente as crianças com menos de 2 anos de idade. O vírus respiratório sincicial (VRS) promove uma inflamação das paredes dos bronquíolos (os pequenos brônquios) e um aumento das secreções responsáveis pelos fenómenos de obstrução. Os sintomas de bronquiolite são facilmente reconhecidos:

  • Constipação com febre ligeira (superior a 37,5ºC)

  • Tosse seca

  • Respiração sibilante

  • Dificuldades na alimentação

É grave?

Apesar dos sintomas muitas vezes impressionantes, a bronquiolite é uma doença benigna. Os sintomas acalmam (sem tratamento) após poucos dias, e a criança fica curada em 8 a 10 dias ainda que a tosse possa persistir durante 2 semanas.

Atenção: se o seu bebé com menos de 3 meses e/ou prematuro e/ou com outra patologia, apresenta sinais de bronquiolite, deve ser visto imediatamente por um médico.

Bronquiolite: como proteger o meu bebé?

O “pico epidémico” da doença estende-se de Novembro a Fevereiro. É nessa altura que deve estar mais vigilante.

A bronquiolite é uma doença extremamente contagiosa. O vírus pode transmitir-se de duas maneiras:

  1. Directamente de pessoa para pessoa, através das secreções brônquicas (espirros, tosse… ou por contacto directo (beijo).

  2. Indirectamente, por intermédio de partilha de objectos manipulados por mãos contaminadas (brinquedos, toalhas, alimentos, bebidas, etc.).

Para proteger o seu bebé, aprenda os “gestos-barreira”:

Lave muito bem as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia: antes e depois de brincar com o seu filho, antes e depois de uma saída para o exterior, antes e depois das refeições. Peça aos restantes membros da família para fazerem o mesmo.

Não troque biberons, chupetas nem roupas entre membros da família ou com outras crianças.

Limpe com frequência os brinquedos e peluches do seu bebé. Lave-os com água e sabão ou na máquina.

Se estiver constipado/a, evite beijar o seu bebé e use uma máscara. Areje o quarto do seu bebé todos os dias e, se possível, mantenha-o a uma temperatura de 19ºC.

Atenção aos locais públicos: durante o Inverno evite permanecer com os mais pequenos nas salas de espera, transportes públicos, supermercados, etc.

Bronquiolite: o meu bebé está doente. O que devo fazer ?

Se é bronquiolite, não são praticamente necessários medicamentos. Os broncodilatadores, a adrenalina, o soro salino hipertónico, não têm indicação nesta doença. Os antibióticos só serão administrados em casos muito raros de sobreinfecção bacteriana.

Evitar as técnicas de cinesiterapia respiratória tradicionais. Recomenda-se apenas a lavagem do nariz com soro fisiológico e a vigilância apertada da criança.

É necessário recorrer imediatamente ao hospital se a criança tem dificuldade em respirar e/ou se não consegue beber. Deve chamar a emergência médica (112) se a criança apresenta os lábios azuis/acinzentados, se está prostrado, se dorme todo o tempo ou se faz períodos de apneia.

« voltar