Como emagrecer após os 65 anos? A ciência tem a resposta

Como emagrecer após os 65 anos

 

Perder peso depois dos 65 anos? Sim, é possível. Para emagrecer sem pôr em perigo a saúde, deve seguir um plano alimentar pobre em calorias, mas rico em proteínas.

Para lá dos ditames que associam inevitavelmente “emagrecimento” e “beleza”, a recuperação do peso ideal é necessária para preservar a saúde. De facto, o excesso de peso (Índice de Massa Corporal superior a 25) e a obesidade (Índice de Massa Corporal superior a 30), constituem factores de risco para várias patologias: diabetes tipo 2, doença cardiovascular, cancro, etc.

Não se emagrece da mesma forma aos 30, aos 40 ou aos 50. Investigadores americanos publicaram recentemente os resultados dos seus trabalhos no American Journal of Clinical Nutrition e preconizam um regime alimentar eficaz para perder peso após os 65 anos.

Neste estudo em que participaram 96 indivíduos com mais de 65 anos, durante 6 meses, comparou-se um grupo que seguiu um plano pobre em calorias, mas rico em proteínas (mais de 1g de proteína por kg de massa corporal) com um segundo grupo que consumiu um regime equilibrado, mas menos rico em proteínas (0,8g de proteína por kg).

O regime alimentar era baseado em carne e peixe magros, ovos, marisco, legumes, fruta, frutos secos, produtos lácteos magros, em quantidades equilibradas.

No final do estudo, a perda de peso foi mais evidente nos participantes do primeiro grupo, nomeadamente ao nível do perímetro da anca e da coxa. Por outro lado, os indivíduos deste grupo mantiveram a massa muscular e melhoraram a densidade óssea.

“Esta investigação mostra que a partir de determinada idade, um regime pobre em calorias, mas rico em proteínas magras é benéfico para a saúde e para a silhueta”, concluem os investigadores”.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar