Doença inflamatória intestinal (DII): a frutose deve ser evitada!

 

De acordo com um estudo dos EUA, os doentes com colite hemorrágica ou doença de Crohn devem evitar a frutose. Este açúcar promove inflamações inflamatórias graves no intestino.

Todos os anos são diagnosticados cerca de 5 novos casos por 100.000 habitantes com colite hemorrágica ou doença de Crohn. A doença inflamatória intestinal (DII) ocorre geralmente entre os 20 e os 30 anos: esta condição é caracterizada pela inflamação do interior do aparelho digestivo - na maioria das vezes no intestino para a doença de Crohn, no recto e no cólon para a colite hemorrágica.

A DII evolui por surtos de inflamação sendo a duração e a frequência variável individualmente. Os seus principais sintomas são: dor abdominal, por vezes diarreia com sangue ou com atingimento do recto (fissura, abcesso). Em cerca de 20% dos doentes, as agudizações são graves e exigem hospitalização.

De acordo com um estudo recente da School of Medicine da Stony Brook University (EUA), uma dieta rica em frutose pode promover episódios inflamatórios em doentes com doença de Crohn ou colite hemorrágica.

Os investigadores (que publicaram o seu trabalho na revista especializada Cellular and Molecular Gastroenterology and Hepatology) estudaram ratos com DII. Verificaram que uma dieta rica em frutose aumentou a gravidade da inflamação que caracteriza estas patologias. Por outro lado, uma dieta rica em glicose não tinha os mesmos efeitos.

Os cientistas constataram que um excesso de frutose causou um desbaste da camada de muco que protege as células do cólon; por outro lado, esta dieta desequilibrada também aumentou a proliferação de certas bactérias intestinais, como a Akkermansia muciniphila. A combinação destes dois fenómenos agravou a intensidade dos surtos inflamatórios.

Como evitar a frutose na dieta? A frutose é um hidrato de carbono (isto é, um açúcar) encontrado especialmente no mel, em algumas frutas (como tâmaras, figos, ameixas, etc.) mas também em alguns produtos à base de fruta (compotas, sumos, etc.). Amplamente utilizada na indústria alimentar, a frutose pode ser encontrada na lista de ingredientes de um produto “escondida” nos termos "xarope de glicose-frutose" ou "xarope de milho".



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar