Dores menstruais: como saber se é endometriose?

Dores menstruais

 

Sofre como uma mártir durante o seu período menstrual e a dor resiste aos medicamentos? Pode tratar-se de endometriose.

A endometriose é uma doença ginecológica que se caracteriza pela presença (anormal) de tecido uterino fora do útero.

Na endometriose, o tecido uterino, também chamado endometrial, prolifera ao nível dos ovários, intestinos, bexiga, vagina, recto, etc., provocando lesões dolorosas, por vezes responsáveis por infertilidade.

O que causa a endometriose? Ainda que a doença tenha sido descrita desde o Antigo Egipto (as primeiras descrições datam de 1850 a.C.), a ciência ainda não compreendeu o mecanismo exacto que conduz ao aparecimento da endometriose.

A hipótese mais veiculada é a de que as contracções muito violentas do útero durante o período menstrual poderão originar micro-fissuras na parede do útero e a implantação de células endometriais fora da cavidade uterina.

TENHO DORES MENSTRUAIS: POSSO TER ENDOMETRISOSE?

Nada de entrar em pânico à mais ligeira dor menstrual! É normal sentir algum desconforto, fadiga e sensação de peso no baixo-ventre. Durante a puberdade, podem surgir dores mais intensas, devido às flutuações hormonais. Estes sintomas não impactam a vida quotidiana: continua a ser possível trabalhar, andar, falar, alimentar-se, etc.

Em caso de endometriose, os sintomas “paralisam” a vida quotidiana. A dor pode ser muito violenta, acompanhar-se de vómitos ou desmaios e não cede aos analgésicos mais comuns. Podem surgir também alterações do trânsito intestinal: diarreia, obstipação, distensão abdominal, emissão dolorosa de fezes e urina. As relações sexuais podem ser dolorosas (dispareunia).

As mulheres que sofrem de endometriose podem ter outras doenças associadas: síndrome do colón irritável, fadiga crónica, fibromialgia, hipotiroidismo, doença de Crohn, esclerose em placas e artrite reumatoide.

A endometriose não é uma doença 100% de origem genética, mas as irmãs e filhas das mulheres com este diagnóstico, têm um risco 5 vezes superior de virem a sofrer desta doença.

TALVEZ TENHA ENDOMETRIOSE. QUEM DEVO CONSULTAR?

Se suspeita de endometriose, consulte o seu ginecologista. O diagnóstico é feito através da história clínica, do exame objectivo e de alguns meios completares como a ecografia e a ressonância magnética. Por vezes as lesões e quistos de endometriose são difíceis de identificar e podem ser necessários exames mais sofisticados.

Que tratamentos existem? Os tratamentos “clássicos” consistem em anti-inflamatórios não esteróides (para acalmar a dor) e em tratamentos hormonais (destinados a provocar uma menopausa artificial que “pára” a doença). Nos casos mais graves, pode estar indicada uma intervenção cirúrgica.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar