Em Teletrabalho - Dicas Para Não Aumentar de Peso

 

Em teletrabalho durante vários dias (ou semanas), a tendência é mexer-se da cama para o sofá e do sofá para a mesa onde trabalha. E várias passagens até à cozinha para ir “petiscando”. E é assim que, insidiosamente, os quilos se vão acumulando. Aqui vão os nossos conselhos para evitar que ganhe peso que não deseja durante o período de confinamento devido à pandemia do coronavírus.

1 – Monitorize o seu peso. Com uma folha de papel e lápis ou com a ajuda de uma app (algumas oferecem uma planificação diária de calorias que deve consumir a cada refeição). O essencial é não deixar que os quilos se acumulem.

2 – Dedique tempo ao pequeno almoço. E não ligue o computador logo que se levanta. Ao pequeno almoço coma algo rico em proteína para atrasar o aparecimento de fome durante a manhã (1 fatia de fiambre de aves, 1 queijo fresco ou 1 ovo). Junte uma fatia de pão rico em fibra, uma fruta e um produto lácteo (excepto se tiver optado pelo queijo fresco). Nada de açúcares de assimilação rápida (chocolate, compota, mel, etc.).

3 – Se sentir necessidade de comer fora das refeições, misture num copo queijo fresco magro ou requeijão magro e canela. Bata ligeiramente para ficar cremoso. As proteínas do queijo favorecem a saciedade e a canela regula a glicémia.

4 – Não mais do que três refeições por dia. Excepto um “snack” ligeiro em caso de sensação de fome persistente. Mas não é obrigatório acabar o pacote das bolachinhas de arroz… Para não ir com frequência à cozinha, faça uma pausa para respirar de cada vez que tiver vontade de ir petiscar.

5 – Não coma diante do monitor. Concentrado naquilo que está a fazer, o cérebro já não presta atenção à quantidade de comida ingerida nem aos sinais de saciedade. Se precisa mesmo de almoçar em frente ao computador, a solução consiste em preparar uma refeição equilibrada e fácil de comer. Legumes, saladas, fruta e queijo são opções a considerar.

6 – Contra os impulsos, adopte uma solução muito simples. Antes de ceder por um quadrado de chocolate ou outra gulodice, ouça música ou faça aquela chamada telefónica que necessita. Isto permite habituar-se a cortar esses impulsos.

7 – Uma maçã antes de cada refeição. Este hábito ajuda os grandes comilões a moderar o seu apetite sem frustrações. Com efeito, estima-se que metade da refeição é ingerida durante os primeiros 15 minutos. Mais vale roer uma maçã lentamente (saciante e pouco calórica) do que lançar-se sobre o primeiro pacote de aperitivos que lhe aparecer à frente.

8 – Adopte um regime de índice glicémico (IG) baixo. Para lutar contra o petiscar e limitar os picos de insulina que favorecem o armazenamento de gordura, prefira os alimentos de IG baixo: carne, peixe, ovos, legumes verdes e secos (grão, lentilhas) e cereais integrais.

9 – Um dia de sopa, de quando em quando. Prepare uma sopa de legumes da época, temperada com pouco sal, mas à qual se juntam ervas aromáticas e especiarias. Triture ligeiramente por forma a deixar ficar pequenos pedaços de legumes para mastigar, favorecendo a saciedade. E coma sopa à vontade durante todo o dia.

10 – Uma tisana a cada refeição. Isto permite optimizar a saciedade e evitar petiscar (sempre mais fácil quando está em casa). Escolha uma com propriedades digestivas (menta, melissa, camomila) e não adicione açúcar, claro.

11 – Pense em beber. Quando trabalha em casa, não está tão presente o reflexo de beber água. Prepare uma água detox para ir bebendo durante o dia. Misturar o sumo de 1 limão, 600ml de água morna e uma pitada de pimenta de caiena.

12 – Salada de lentilhas. Cozer ao vapor 2 copos de lentilhas verdes ou castanhas anteriormente demolhadas durante 2 dias. Bater 1 colher de café de mostarda, 1 colher se sopa de vinagre de cidra, 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de café de caril. Misturar com as lentilhas e juntar ½ copo de tomate cherry laminado.

13 – Guacamole de brócolos. Descongelar 1 saco de puré de brócolos. Juntar 10 cl de queijo batido magro, um pouco de sal, pimenta e noz moscada. Comer com folhas de endivas.

14 – Wrap vegetariano. Espalhar 2 colheres de sopa de polpa de tomate sobre 1 wrap de trigo integral. Juntar 4 cogumelos laminados, 4 azeitonas verdes sem caroço, 1 colher de estragão picado, 1 colher de café de azeite, 1 colher de sopa de parmesão ralado e pimenta. Enrolar e aquecer durante 30s no micro-ondas.

15 – Wrap de galinha. Espalhar rodelas de tomate sobre um wrap de milho. Cobrir com 100g de cubos de frango frio, 1 colher de sopa de parmesão ralado, 1 fatia de pão rico em fibra torrado e cortado em cubos. Enrolar e degustar.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar