Constipação ou gripe: quem nunca fez a pergunta aos primeiros arrepios e pingo no nariz? Veja as diferenças e quais as estratégias para se cuidar.
É uma CONSTIPAÇÃO se...
Os sintomas afectam principalmente a área acima do pescoço (olhos, nariz, garganta, etc.). Corrimento nasal, tosse, olhos lacrimejantes, dor de garganta: todos esses sintomas aparecem gradualmente e marcam o início da constipação (também chamada de resfriado comum). Pode também surgir dor de cabeça e febre, mas será sempre ligeira.
O que fazer?
A má notícia é que nenhum medicamento irá encurtar a duração de uma constipação. Com ou sem tratamentos, dura em média entre 7 e 10 dias. Para combater esta infecção de Inverno, é importante ajudar o corpo a combater o vírus, enchendo-se de vitamina C. Seja com um suplemento (500 mg por dia), ou consumindo citrinos (kiwis, laranja, limão).
É hora de testar o chá de ervas de tomilho: faça uma infusão com raminhos de tomilho fresco durante cerca de 3 minutos. Retire o tomilho, adicione uma colher de chá de mel e beba enquanto estiver quente.
É importante lavar o nariz com uma solução salina (soro fisiológico), para ajudar a descongestionar.
O que não deve fazer
Não há necessidade de combater a febre com paracetamol se não exceder 38,5 graus. Na verdade, este pequeno aumento da temperatura é natural e permite combater a infecção.
Por outro lado, hidrate-se mais do que o habitual (chá de tomilho, uma e outra vez!)
Medicamentos descongestionantes que permitem aliviar a obstrução nasal devem ser usados com precaução. Procure aconselhamento do médico ou farmacêutico sobre contraindicações. Alguns devem ser evitados em caso de problemas cardiovasculares e outros em caso de perturbações urinárias. Além disso, muitas vezes têm efeito “rebound”: funcionam bem nas primeiras vezes, mas depois poderá ter de aumentar a dose para obter o efeito descongestionante.
É GRIPE se...
O vírus atingiu-o como um raio, a temperatura subiu rapidamente acima de 39 graus (ou mesmo 40 graus) e está totalmente prostrado. Calafrios, dores musculares, articulares, cefaleias fortes, fadiga extrema também são sintomas característicos da gripe.
O que fazer
Primeiro, há que fazer baixar a febre. Mantenha-se quente, hidrate-se e tome um antipirético recomendado pelo médico ou farmacêutico.
Recorra ao hospital para avaliar a situação clínica e para eventual medicação antiviral. Para serem eficazes, os medicamentos antivirais devem ser tomados dentro de 48 horas após o início da gripe. Este tratamento reduz a intensidade dos sintomas, acelera a recuperação e reduz o risco de complicações.
O que não fazer
Não tome antibióticos. Os antibióticos destinam-se a tratar bactérias, não vírus.
Proteja-se e proteja os outros. A gripe é muito contagiosa e pode ser grave em indivíduos frágeis como recém-nascidos, idosos e portadores de doenças crónicas.
Nenhum comentário