Sabemos que a Vitamina D tem um papel importante no crescimento e mineralização óssea. Mas a ciência evidencia também o seu papel na imunidade e neste momento, particularmente no combate à Covid-19. A maior fonte de Vitamina D continua a ser a exposição solar. Contudo, também existem alguns alimentos que aportam uma quantidade importante desta vitamina.
A principal função da Vitamina D é a facilitação da absorção do cálcio e do fósforo pelo intestino e, portanto, indirectamente, participa na mineralização óptima dos ossos, da cartilagem e dos dentes.
Segundo um estudo espanhol, publicado no final de Outubro na revista “Clinical Endocrinology & Metabolism”, os doentes com Covid-19 têm, numa grande maioria de casos, carência de Vitamina D, conhecida pelo seu efeito positivo sobre a imunidade. Os investigadores recomendam a administração de Vitamina D às pessoas carenciadas, frágeis, idosas e àquelas que apresentam comorbilidades, e em particular aos residentes em lares.
Segundo a OMS, vários estudos recentes já reportaram um efeito protector da suplementação em Vitamina D nas infecções respiratórias: gripe, constipação e pneumonia.
O nosso organismo é capaz de sintetizar Vitamina D quando suficientemente exposto à luz solar. Sob acção dos raios UVB, transforma um derivado do colesterol em Vitamina D. Mas nesta altura do ano e em período de confinamento, apenas aqueles que têm um jardim ou uma varanda bem orientada para o sol, podem desfrutar de uma exposição solar quotidiana. Então, torna-se importante utilizar as fontes alimentares de Vitamina D para suprir as nossas necessidades diárias. Na próxima semana, vamos falar sobre alimentos ricos nesta Vitamina tão importante para a nossa imunidade, e como consumi-los.
Nenhum comentário