Aftas: porquê?

Aftas

 

A fadiga, certos alimentos e mesmo alguns medicamentos podem estar na origem das aftas.

Geralmente benignas, as aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na maior parte das vezes no interior das bochechas, nos bordos da língua ou dos lábios sem que se encontre a verdadeira causa.

PRINCIPAIS FACTORES DESENCADEANTES

Problemas dentários: um aparelho dentário ou uma prótese mal ajustada podem criar um traumatismo na boca que degenera em úlcera.

Alguns alimentos: nozes, amendoins, queijo, tomate, limão, ananás, figos são conhecidos por desencadear aftas em algumas pessoas sensíveis a estes alimentos.

Alterações hormonais: ciclo menstrual e menopausa são períodos propícios ao aparecimento de aftas nas mulheres.

Alguns medicamentos: anti-inflamatórios não-esteróides, beta-bloqueantes, antibióticos, alguns anticoagulantes e antimaláricos são apontados como possíveis causadores de aftas.

O stress e a fadiga podem ser suficientes para desencadear o aparecimento destas úlceras.

A desabituação tabágica provoca muitas vezes o aparecimento de aftas, mas trata-se de um fenómeno temporário.

QUANDO AS RECIDIVAS SÃO FREQUENTES

Geralmente, a cura das aftas ocorre espontaneamente em cerca de 7 a 10 dias. Alguns remédios caseiros permitem reduzir a dor e acelerar a cicatrização.

Se aparecerem com alguma frequência, podemos estar perante um défice de ferro, zinco ou vitaminas do grupo B (sobretudo B9 e B12). Alguns suplementos alimentares poderão ser úteis.

COMO PREVENIR O APARECIMENTO DE AFTAS

Supervisione a sua alimentação evitando cuidadosamente alimentos como os citados acima ou outros que relaciona com o aparecimento das aftas.Escove os dentes com uma escova macia, evitando agredir a mucosa bucal.

Se tem dentes danificados, consulte o seu dentista. Podem provocar irritações no interior da boca e favorecer o aparecimento de aftas.

Se tem aparelho dentário ou prótese, tome atenção para que esteja sempre bem adaptado.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar