O envelhecimento é acelerado pelo stress, poluição, falta de atividade física, erros alimentares.... É possível actuar sobre alguns fatores para retardar o envelhecimento e envelhecer bem. A nutrição, em particular, tem um impacto muito importante nos processos biológicos associados ao envelhecimento.
Uma das principais causas do envelhecimento prematuro é uma dieta demasiado rica em açúcar e alimentos rapidamente transformados em açúcares, como pão, batatas, sumos industriais de fruta, etc. Os níveis excessivos de açúcar no sangue promovem a produção de substâncias pró-inflamatórias. O açúcar liga-se às proteínas e esta reação entre proteínas e açúcar “carameliza” os tecidos. A este processo chama-se glicação e esta promove o envelhecimento prematuro.
O stress oxidativo relacionado com os radicais livres é também um fator acelerador do envelhecimento. Tabaco, stress, excesso de radiação solar, poluição e má alimentação promovem o stress oxidativo.
Alguns alimentos protegem-nos do envelhecimento. Alimentos ricos em vitaminas e elementos antioxidantes (vitaminas C, A, E, zinco, selénio...), ricos em ácidos gordos protectores, como o ómega-3 que protegem as membranas celulares e aqueles que contêm polifenóis (flavonoides, taninos) que também lutam contra os radicais livres em excesso.
Os melhores alimentos anti-idade:
1 - Pimento
O pimento contém as três principais vitaminas antioxidantes (A, C e E) em proporções consideráveis. O pimento vermelho contém também licopeno, que tem um efeito antioxidante. O pimento presta-se a todas as preparações culinárias, incorporados crus ou cozinhados.
2 - Tomate
O tomate faz parte dos excelentes alimentos anti-envelhecimento graças à sua riqueza em licopeno, um poderoso antioxidante. O tomate cozido, enlatado ou em polpa contém 4 a 5 vezes mais licopeno do que o alimento cru.
3 - Chá
O chá tem uma ação anti-envelhecimento graças às catequinas, que incluem taninos. Estes polifenóis, que também são encontrados em framboesas, nozes, amoras, chocolate, e especialmente no vinho, retardam o envelhecimento, opondo-se à degradação das fibras de colagénio.
4 - Alperce
Os alperces são uma importante fonte de beta-caroteno, um antioxidante. Também fornecem uma ampla gama de minerais: cobre, zinco e ferro. Ou seja: quanto mais escuros estiverem, mais ricos são em beta-caroteno. Pode integrá-los em saladas com frutas ricas em vitamina C (kiwi, laranja) e vitamina E (nozes, avelãs).
5 - Brócolos
Os brócolos contêm os principais nutrientes anti-envelhecimento (vitaminas A, C e E, selénio) bem como minerais. Não cozinhe demasiado os brócolos. Ligeiramente crocantes, retêm melhor as suas vitaminas, minerais e sabores.
6 - Romã
Os antioxidantes da romã atuam como um anti-envelhecimento natural. A romã é uma mina de substâncias antioxidantes: contém grandes quantidades de polifenóis, incluindo punicalaginas altamente protetoras. Estes antioxidantes estão associados a outros nutrientes, incluindo vitaminas C e A, que se combinam para aumentar ainda mais o efeito protetor deste fruto.
7 - Cebola
As cebolas contêm muitos antioxidantes, incluindo quercetina com forte poder antioxidante. A cebola roxa é a mais rica em substâncias antioxidantes, seguidas pela cebola amarela e, em seguida, cebola branca.
Nenhum comentário