Alternativas para temperar… sem sal!

 

Se o sal continua a ser o tempero mais utilizado para melhorar o sabor dos seus pratos favoritos, ultrapassar as recomendações sobre a quantidade de sódio ingerida pode tornar-se devastador para a saúde.

Doenças cardiovasculares, renais, inflamatórias, diabetes, hipertensão e outros problemas podem estar associados a um excessivo consumo de sal. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a quantidade diária de sal não deve ultrapassar 5 gramas.

Antes de comprar um produto no supermercado, verifique o rótulo. O sal pode esconder-se sob diferentes denominações como sódio, bicarbonato ou glutamato.

Repensar a forma de comprar e de cozinhar permite descobrir novos sabores e substitutos do sal, ricos em sabor e sobretudo mais saudáveis. Não hesite em experimentar especiarias, ervas aromáticas ou azeite aromatizado.

Descubra aqui algumas sugestões para trazer mais sabor e saúde aos seus pratos sem incorporar um grão de sal.

1 – A alga nori

As algas permitem adicionar o sabor salgado, naturalmente. Sob a forma de folhas ou em pó, a alga nori utiliza-se para substituir o sal e adicionar sabor aos estufados, guisados, gratinados, sopas ou saladas. Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e purificantes.

 

2 – O gomásio

O gomásio é um condimento japonês que contribui para realçar o paladar dos alimentos. Contém menos de 10% de sal e é rico em vitaminas B e E, em ácidos gordos insaturados e em aminoácidos essenciais, lípidos e fibras.

 

3 – O manjericão

O manjericão parece ser a alternativa perfeita ao sal. Esta erva aromática não aporta qualquer caloria e perfuma pratos doces ou salgados.

 

4 – O sumo de limão

O sumo de limão vai dar às suas receitas um sabor salgado pois a acidez estimula os mesmos sensores gustativos que o gosto salgado. Adicionalmente, possui propriedades purificantes.

 

5 – O vinagre de cidra

O vinagre de cidra é um condimento ácido cujo sabor se aproxima do gosto salgado, permitindo assim substituir o sal nas cozeduras como o arroz, massas ou legumes e beneficiando a regeneração celular, a digestão e a redução do colesterol.

6 – O sal de aipo

Este substituto provém do aipo desidratado e reduzido a pó. Substitui o sal na perfeição e convém a todos os regimes sem sal. O aipo tem numerosas propriedades nutricionais.

 

7 – O gengibre

Embora sem sal, o gengibre realça o gosto das receitas de peixe, saladas ou sopas quer utilizado fresco ou em pó. Melhora a digestão e ajuda a manter saudável a flora intestinal.

 

8 – O chocolate negro

Por mais surpreendente que possa parecer, o amargo do chocolate negro possui a capacidade de realçar o sabor de um prato. Sobretudo o cacau em pó sem açúcar, adicionado no último minuto da cozedura, liga perfeitamente com peixe ou carne.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar