A artrose é uma doença caracterizada por alterações degenerativas da cartilagem articular, e que afecta principalmente as articulações de carga, nomeadamente os joelhos, a coluna e as ancas. Afecta cerca de 80 % das pessoas com mais de 60 anos e é uma das doenças mais frequentes do nosso planeta, existindo em Portugal cerca de um milhão de doentes. Atinge predominantemente o sexo feminino, e as queixas principais são a dor e a rigidez articular. Com o decorrer da evolução da artrose, aparecem deformidades nas articulações afectadas (Dr. Pedro Pessoa, especialista em ortopedia e traumatologia)
ARTROSE: MITOS
É necessário evitar o mais possível os movimentos – FALSO.
Pelo contrário, deve manter uma actividade física para conservar a tonicidade. É também um dos meios de prevenir a artrose. O ideal: os desportos dentro de água, remo, bicicleta… Para aqueles que querem começar uma actividade física, a ajuda de um profissional pode ser muito útil.
É um sinal normal de envelhecimento – FALSO.
Sim, a artrose é mais frequente à medida que avançamos na idade, mas nem todos padecem desta patologia. 35% dos artrósicos tiveram sintomatologia antes dos 40 anos. Aquilo que fazemos às nossas articulações conta mais do que a idade.
Quanto mais sinais radiológicos houver, mais doloroso – FALSO.
Não, nem sempre a dor é proporcional às lesões observadas nos exames, sobretudo na artrose da anca. Pode também acontecer ter dificuldades na marcha e as imagens não mostrarem sinais relevantes. E também pode haver sinais de artrose sem dor.
Os joelhos não são atingidos – FALSO.
Não. Entre os 65 e os 75 anos, a artrose mais frequente é a da coluna vertebral, incluindo a cervical. Depois vem a artrose das mãos (especialmente dos dedos) e depois o joelho e a anca.
ARTROSE: FACTOS
A dor é o primeiro sinal – VERDADE
No início, aparece sobretudo no final do dia, quando a pessoa está em movimento. Depois surge por surtos, durante os quais é mais intensa e acompanha-se de aumento de volume da articulação.
O calor alivia as dores – VERDADE
Um saco de água quente ou um emplastro que desenvolva calor aplicados sobre a zona dolorosa, podem ser suficientes. No entanto, algumas pessoas preferem a aplicação de frio, sobretudo durante uma crise. É utilizado para reduzir a dor, a inflamação e o afluxo de sangue nas articulações muito inflamadas (sob o efeito do frio, os vasos contraem-se).
É uma forma de reumatismo – VERDADE
Sim, este atingimento das articulações de origem mecânica está ligado à aceleração da destruição da cartilagem e à redução da sua capacidade de renovação. O osso, e depois a membrana sinovial e por fim toda a articulação vão deteriora-se pouco a pouco.
É uma doença genética – VERDADE
Mas também é necessário que o terreno seja favorável e associado a outros factores: excesso de peso, traumatismos (entorses de repetição, mal recuperadas) solicitação excessiva (desporto de alta competição, costura, teclado…).
Nenhum comentário