Artrose: Factos e Mitos

Artroses

 

A artrose é uma doença caracterizada por alterações degenerativas da cartilagem articular, e que afecta principalmente as articulações de carga, nomeadamente os joelhos, a coluna e as ancas. Afecta cerca de 80 % das pessoas com mais de 60 anos e é uma das doenças mais frequentes do nosso planeta, existindo em Portugal cerca de um milhão de doentes. Atinge predominantemente o sexo feminino, e as queixas principais são a dor e a rigidez articular. Com o decorrer da evolução da artrose, aparecem deformidades nas articulações afectadas (Dr. Pedro Pessoa, especialista em ortopedia e traumatologia)

ARTROSE: MITOS

É necessário evitar o mais possível os movimentos – FALSO.

Pelo contrário, deve manter uma actividade física para conservar a tonicidade. É também um dos meios de prevenir a artrose. O ideal: os desportos dentro de água, remo, bicicleta… Para aqueles que querem começar uma actividade física, a ajuda de um profissional pode ser muito útil.

É um sinal normal de envelhecimento – FALSO.

Sim, a artrose é mais frequente à medida que avançamos na idade, mas nem todos padecem desta patologia. 35% dos artrósicos tiveram sintomatologia antes dos 40 anos. Aquilo que fazemos às nossas articulações conta mais do que a idade.

Quanto mais sinais radiológicos houver, mais doloroso – FALSO.

Não, nem sempre a dor é proporcional às lesões observadas nos exames, sobretudo na artrose da anca. Pode também acontecer ter dificuldades na marcha e as imagens não mostrarem sinais relevantes. E também pode haver sinais de artrose sem dor.

Os joelhos não são atingidos – FALSO.

Não. Entre os 65 e os 75 anos, a artrose mais frequente é a da coluna vertebral, incluindo a cervical. Depois vem a artrose das mãos (especialmente dos dedos) e depois o joelho e a anca.

 

ARTROSE: FACTOS

A dor é o primeiro sinal – VERDADE

No início, aparece sobretudo no final do dia, quando a pessoa está em movimento. Depois surge por surtos, durante os quais é mais intensa e acompanha-se de aumento de volume da articulação.

O calor alivia as dores – VERDADE

Um saco de água quente ou um emplastro que desenvolva calor aplicados sobre a zona dolorosa, podem ser suficientes. No entanto, algumas pessoas preferem a aplicação de frio, sobretudo durante uma crise. É utilizado para reduzir a dor, a inflamação e o afluxo de sangue nas articulações muito inflamadas (sob o efeito do frio, os vasos contraem-se).

É uma forma de reumatismo – VERDADE

Sim, este atingimento das articulações de origem mecânica está ligado à aceleração da destruição da cartilagem e à redução da sua capacidade de renovação. O osso, e depois a membrana sinovial e por fim toda a articulação vão deteriora-se pouco a pouco.

É uma doença genética – VERDADE

Mas também é necessário que o terreno seja favorável e associado a outros factores: excesso de peso, traumatismos (entorses de repetição, mal recuperadas) solicitação excessiva (desporto de alta competição, costura, teclado…).

« voltar