Aumente a sua capacidade imunológica. Siga estes conselhos.

 

O inverno vai acabar por chegar, mais cedo ou mais tarde, o coronavírus ainda cá está, e temos de pensar em protecção contra as infecções e outras doenças.

A pandemia do Covid-19 obriga cada vez mais a dar uma mão ao nosso sistema imunitário na sua eterna luta contra as agressões externas. As nossas defesas naturais, constantemente utilizadas, devem ser alimentadas constantemente. E a melhor maneira de o fazer é controlar todos os aspectos da sua dieta. A ideia não é comer alimentos sofisticados ou tomar suplementos dietéticos. Então como funciona?

EVITE DEFICIÊNCIAS, MAIS FREQUENTES DO QUE PENSA

Para começar, um pequeno drama: se o nosso corpo é capaz de armazenar gordura, não pode fazê-lo também com micronutrientes como vitaminas e minerais? Na verdade, os contadores são repostos todos os dias, mas as deficiências aparecem muito rapidamente. Por isso, temos de ter o cuidado de seguir as recomendações que todos conhecem, especialmente a de consumir frutas e legumes todos os dias.

HIDRATAR!

Imagine um deserto de rocha cuja superfície seria marcada por milhares de rachaduras. Este deserto é a sua pele quando não está suficientemente hidratada. E, logicamente, qualquer coisa que não seja bem-vinda no seu corpo - como um vírus, por exemplo - pode infiltrar-se nestas lacunas. Mas isso também é verdade para as membranas mucosas que, tal como a pele, são verdadeiros baluartes contra a agressão.

A solução? Beber, claro. Mas principalmente água. Refrigerantes, chá e tisanas diuréticas não são seus amigos. Tente beber um litro e meio de água por dia. Mas não de uma só vez. Tenha em mente o princípio da rega gota a gota e beba pequenas quantidades, regularmente.

CUIDADO COM SITUAÇÕES DE STRESS

E não falamos apenas de stress no trabalho. A falta de sono, uma lesão, uma doença crónica, álcool, tabagismo ou excesso de peso são fontes de stress para o seu corpo. Em face do perigo, o corpo protege-se a si próprio. Tudo o que não é vital, como o sistema imunitário, deixa de funcionar ou funciona menos bem. Daí a importância de evitar estes ataques, sempre que possível.


ALIMENTOS QUE DEVE ESCOLHER

A vitamina C, encontrada em muitas frutas e legumes, como laranja, kiwi ou salsa, é um antioxidante muito útil em termos de imunidade. A vitamina A, que encontramos em produtos animais como produtos lácteos ou gema de ovo também oferece vários benefícios. A gema de ovo, também contêm vitamina D, essencial para o sistema imunitário.

Do lado mineral, foque-se no zinco que encontramos na carne ou crustáceos, mas também no alho.


PROTEJA A SUA FLORA INTESTINAL

Finalmente, não se esqueça dos imperdíveis pró e prebióticos - como o iogurte, o kefir, o vinagre de cidra, a alcachofra, etc. - que protegem a sua flora intestinal. É aqui que se faz a imunidade! Se a flora está em mau estado, a sua imunidade enfraquece.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar