BENEFÍCIOS DA QUINOA

Termoço

 

É uma das plantas mais ricas em nutrientes. De fácil digestão, sobretudo para os intolerantes ao glúten, é um verdadeiro tesouro de proteínas.

Muitas vezes erradamente identificada como um cereal, pertence à família das chenopodiaceae, ou seja… das beterrabas. Cultivada no planalto boliviano, a cerca de 3000 m de altitude, foi durante muito tempo o pilar da alimentação dos Incas que tinham plena consciência das suas excepcionais qualidades nutritivas.

A QUINOA É UMA EXCELENTE FONTE DE PROTEÍNA

A quinoa é uma das raras plantas ricas em proteína que possui todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Na maioria dos casos, só os produtos de origem animal asseguram um aporte de aminoácidos tão completo. Mas este pequeno grão dos Andes tem a vantagem de ser um alimento muito mais fácil de digerir, contendo muito menos gordura do que a maior parte das carnes. É, portanto, uma excelente fonte de proteína para os vegetarianos. Por outro lado, contém também minerais e vitamina B que permitem uma melhor assimilação das proteínas.

A QUINOA É RICA EM MAGNÉSIO

Muita rica em magnésio (204 mg/100 g), a quinoa relaxa os músculos, ajuda a regular a tensão arterial, a reduzir o stress e a permitir um sono de melhor qualidade. Adicionalmente, a quinoa contém triptofano, um aminoácido essencial que favorece igualmente um sono reparador e melhora o humor estimulando a serotonina, um neurotransmissor apelidado de hormona do prazer ou do bem-estar.

A QUINOA NÃO TEM GLÚTEN

Os numerosos ácidos gordos polinsaturados deste superalimento têm um efeito regulador sobre o nível de colesterol, sobre a quantidade de açúcar no sangue, pois tem um índice glicémico baixo. O seu conteúdo em fibra (7g/100g) sacia e estimula suavemente o trânsito intestinal. Por fim, a ausência de glúten permite aos intolerantes ou alérgicos, variar o seu aporte de proteína e fibras sem risco para o seu bem-estar intestinal.

VANTAGENS PARA A SAÚDE

  • Amiga dos vegetarianos, a quinoa tem uma excelente quantidade de proteína de qualidade (13g/100g).

  • Rica em magnésio, permite regular o sistema nervoso e prevenir as alterações do humor.

  • Saciante, digestiva e sem glúten, é um alimento de escolha para as pessoas com dificuldades no trânsito intestinal, intolerantes ou alérgicos.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar