BRÓCOLOS – o inimigo das células cancerosas

Brócolus

 

Vegetal, estrela da alimentação anticancerosa, tal como as suas primas couves, contém substâncias que quase poderíamos chamar mágicas…

Actualmente vedeta dos regimes alimentares saudáveis, os brócolos foram durante muito tempo desconhecidos, excepto nos seus países de origem, a Grécia e a Itália.

Como todos os alimentos da família Brassicaceae (couves, nabos, agrião), os brócolos contêm compostos fitoquímicos, os glucosinolatos que, sob acção de uma enzima (a mirosinase), são transformados em isotiocianatos, moléculas que impedem as substâncias cancerígenas de provocar danos celulares. Numerosos estudos demonstraram que o consumo regular de brócolos poderá reduzir o risco de cancro colorretal, gástrico, pulmonar, da próstata e mama.

Particularmente rico em vitamina C (37mg/100g de brócolos cozinhados), que contribui para a formação normal de colagéneo assegurando o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, tem um papel relevante na saúde cardiovascular, desde que consumidas 5 porções por semana. Graças ao sulforafano, cuida também das articulações pois este composto bloqueia as enzimas que estão na origem do desgaste das cartilagens e trava o processo inflamatório. De notar que esta substância é igualmente eficaz contra as úlceras gástricas pois destrói o Helicobacter pylori, uma bactéria que está na origem desta patologia.

Excelente fonte de vitamina B9 (folatos), deve ocupar um lugar fundamental na alimentação das grávidas, pois esta vitamina assegura o bom desenvolvimento do feto. Os folatos contribuem também para a síntese de ácidos aminados e para a formação das células sanguíneas.

Por fim, os brócolos favorecem a saúde do sistema imunitário e reduzem a fadiga. Tantas razões para que os brócolos estejam presentes no seu prato!

35 Cal/100 g (crú) • Proteínas: 3,9 g • Lípidos: 0,4 g • Hidratos de carbono: 1,4 g • Fibras: 3,1 g



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar