Caminhada: 5 benefícios para a saúde

 

Segundo a OMS, é necessário praticar entre 30 a 40 minutos de actividade física por dia para obter efeitos benéficos para a saúde. Diabetes, cancro, Alzheimer e outras doenças, beneficiam dos numerosos efeitos e muitas vezes ignorados da caminhada.

É verdade que a pandemia de COVID-19, o confinamento e o teletrabalho, agravaram os efeitos prejudiciais do sedentarismo e da posição de sentado durante várias horas. E também é verdade que estamos programados para caminhar. Não só porque nos permite queimar calorias, mas também porque traz benefícios à saúde.

CAMINHAR É BOM PARA OS GENES E PARA AS HORMONAS

Já sabemos, a marcha é perfeita para distrair o espírito e aliviar as pernas. Mas não é tudo. Os genes funcionam melhor se nos movimentarmos. A contracção muscular permite libertar hormonas que vão actuar nos diferentes sistemas do organismo. São estas hormonas, nomeadamente as que se encontram bloqueadas pelos pesticidas e outros perturbadores endócrinos, que vão reduzir o stress oxidativo. Ou seja, uma agressão celular que favorece o desenvolvimento de certas doenças.

A MARCHA PROTEGE DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES E METABÓLICAS

É muito simples, caminhando regularmente, reduz o risco de enfarte do miocárdio e de AVC em 25 a 30%. Mas a caminhada permite igualmente manter a linha, sendo uma excelente arma para lutar contra a diabetes tipo 2. Esta doença está directamente relacionada com o excesso de peso e tem efeitos prejudiciais no coração, rins, visão e outros órgãos. É, portanto, necessário mexer-se e, obviamente, ter atenção especial à sua alimentação.

ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS

Actualmente, não existe nenhum medicamento eficaz contra a doença de Alzheimer ou outras demências. Sabemos que uma das medidas de prevenção é o movimento, especialmente a caminhada. Mas atenção, não podemos mexer as pernas e esquecer a cabeça. O melhor é fazer caminhadas acompanhado para poder conversar e obrigar o raciocínio e a memória a trabalhar. Os chineses encontraram a solução: caminham a recuar. Porque para isso, necessitam estar sempre a pensar…

A MARCHA CONTRA O CANCRO

Útil para prevenir o cancro (redução de 20 a 30%), a marcha parece ser igualmente eficaz para ajudar na reabilitação durante e após os tratamentos. Parece também reduzir os riscos de recaída, nomeadamente no cancro da mama.

A MARCHA TRAVA AS DOENÇAS CRÓNICAS

Globalmente, a marcha traz benefícios vários à saúde, particularmente a cerca de 36 doenças crónicas, como a esclerose em placas. Então a lição é muito clara. É imperativo que se movimente. A caminhada é provavelmente a actividade física mais popular e fácil de praticar. Mas se preferir, por exemplo, saltar à corda, também é igualmente válido. O importante é mexer-se!



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar