Técnica respiratória simples e acessível a todos, a coerência cardíaca permite rapidamente acalmar o stress, a ansiedade e outras emoções invasoras.
O fenómeno de coerência cardíaca foi identificado nos anos 90 pelo Instituto Americano HeartMath, e baseia-se no princípio de que o nosso sistema nervoso autónomo comunica directamente com o coração e controla a respiração.
Como funciona?
As ferramentas de “biofeedback” destinadas a registar os nossos estados emocionais, um pouco como um polígrafo, tornaram evidente que quando há agitação interior (stress, inquietação), a nossa variabilidade cardíaca – a onda emitida pelo sistema nervoso entre dois batimentos cardíacos – oscila mais rapidamente. Graças a uma técnica respiratória lenta e precisa (conhecida como frequência fixa de ressonância), podemos ajudar a reequilibrar o sistema nervoso autónomo, reduzindo consideravelmente a produção de cortisol, a principal hormona do stress.
Assim, a agitação que nos invade acalma e retomamos o controlo das emoções. Ideal em caso de pânico, de inquietação antes de um exame ou… durante uma pandemia! De muito fácil execução, este antídoto para as consequências do stress permite rapidamente retomar o bem-estar e pode utilizá-lo em qualquer lugar.
Como fazer?
Praticar a coerência cardíaca é muito simples e os resultados são verdadeiramente surpreendentes. Sentado, costas direitas e pernas não cruzadas para que os órgãos abdominais estejam livres. Inspire naturalmente pelo nariz durante 5 segundos e expire durante 5 segundos, também pelo nariz. Pratique durante 5 minutos. Porquê esta cadência? Simplesmente porque permite atingir uma frequência respiratória de 0,1 Hz, eficaz para reequilibrar o sistema nervoso.
Para se iniciar poderá recorrer a aplicações ou assistir a vídeos explicativos.
Quantas vezes ao dia?
O ideal é praticar, se possível, três vezes por dia, desde a manhã, altura em que a secreção de cortisol é mais elevada, como forma de começar o dia calmamente. Segunda sessão, 4 horas mais tarde, antes do almoço, para atenuar os eventuais acontecimentos stressantes da manhã e melhorar a digestão. Por fim, a meio ou no final da tarde para se tranquilizar antes de dormir. Mas não há qualquer inconveniente em praticar em outros momentos do dia, sempre que sentir necessidade. Toma-lhe apenas 5 minutos e os benefícios durante cerca de 3 horas. Repita diariamente, para manter o seu sistema nervoso em coerência cardíaca.
Quais os benefícios da coerência cardíaca?
Não há estado de consciência alterado, como na hipnose ou sofrologia, mas apenas uma reacção fisiológica que permite repor o seu sistema nervoso autónomo a “zero”, reduzindo consideravelmente a produção de cortisol.
Resultado, melhor gestão do stress, da ansiedade e das suas consequências, redução da tensão arterial nos indivíduos hipertensos, redução da vontade para ingestão compulsiva de alimentos, melhoria da qualidade do sono, da digestão e da aprendizagem. Afastamento das emoções negativas, ajuda à tomada de decisões, aumento das imunoglobulinas A salivares que participam no nosso sistema imunitário, e também da DHEA (desidroepiandrosterona), a hormona da juventude, necessária para atrasar o envelhecimento.
Nenhum comentário