Corrida: evite os erros de principiante

 

Neste início de Primavera, está com vontade de se iniciar na corrida para perder peso ou ficar em forma? É uma boa ideia, mas é necessário evitar lesionar-se e/ou ficar desapontado por não ter seguido a metodologia adequada.

Aqui estão alguns dos erros mais frequentes, que deve evitar, sobretudo para evitar lesões.

Começar com demasiada intensidade

A corrida é um desporto de repetições. Quase todas as lesões que provoca estão relacionadas com problema de não-adaptação. Estes gestos repetitivos obrigam as estruturas (articulações, ossos, músculos) a adaptarem-se. Não se lance de imediato em corridas de alta intensidade de 45 minutos. Comece por saídas curtas, alternando marcha com corrida. Se nunca correu, comece com 1 minuto de marcha seguido de 1 minuto de corrida. Repita 6 vezes e regresse a casa. Pode ser psicologicamente frustrante, mas o corpo tem que se adaptar. Depois comece a aumentar o tempo de corrida para 2 minutos seguido de 1 minuto de marcha, com 8 repetições e assim sucessivamente. Ao fim de 2-3 meses já estará a correr 40-45 minutos.

Não correr com frequência

Quanto mais correr, melhor. Mesmo que esteja a iniciar, não hesite em correr 3 a 4 vezes por semana, mesmo em sessões curtas. A regularidade permite, fisiologicamente, transformar o seu corpo e os tecidos. A regra é: pouco, mas frequente, para evitar as lesões.

Correr depois de comer

Se é compreensível que queira livrar-se imediatamente das calorias absorvidas durante uma copiosa refeição, espere um pouco antes de calçar as sapatilhas. Deve evitar correr após as refeições porque o corpo está em processo de digestão. A massa sanguínea está desviada para o sistema digestivo e não para os músculos. É preferível correr ao final da manhã, antes do almoço ou à tarde, antes do jantar.

Após uma boa adaptação, poderá até correr em jejum. Tem alguma vantagem pois mobilizará as reservas de glicogénio e assim ajudar na perda de alguns quilos. Mas se não está habituado, faça-o com precaução pois pode entra rem hipoglicemia (redução do açúcar no sangue) e sentir algumas perturbações que podem chegar à perda de consciência. Deve ter sempre consigo água pois uma boa hidratação é fundamental.

Correr a uma cadência demasiado reduzida

Para correr sem se lesionar é importante ir aumentando a cadência. A cadência natural é de 150-160 impactos no solo por minuto e deve tentar que seja próxima de 180. É uma noção importante. Quanto mais cumprir a cadência, menos traumatizantes serão os impactos, pois o pé toca menos no solo.

Recusar ajuda tecnológica

Actualmente existem várias aplicações específicas para a corrida. Nenhuma é perfeita, mas permitem monitorizar a evolução e ajudar no estabelecimento de objectivos. Por outro lado, aportam uma noção de recompensa o que é importante para não desistir.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar