Courgettes: excelentes para quem quer perder peso

Courgettes

São muito fáceis de cultivar e abundam nos mercados. As courgettes são as rainhas dos alimentos “light” e preparam-se de tantas maneiras que é impossível passar sem elas.

Às courgettes não lhes faltam virtudes. Em primeiro lugar têm muitíssimo poucas calorias: 16,5 por cada 100g! Claro, desde que não as “afogue” em gordura quando as prepara… Mas são também:

1 - Antioxidantes. As courgettes são ricas em vitamina C (100g representam 22% da dose diária recomendada). Tonificante, esta vitamina contraria os efeitos dos radicais livres.

2 - Diuréticas. Fonte de potássio, permitem lutar contra a retenção de líquidos (e contra a celulite!).

3 - Ricas em minerais. As courgettes contêm fósforo (saúde óssea), cobre (síntese do colagénio e da hemoglobina) e magnésio (saúde neurológica).

4 - Perfeitas para futuras-mamãs. Muito fácil de digerir pois as suas fibras são incrivelmente tenras e muito bem toleradas, a courgette é conveniente para todos, mas especialmente para as crianças pequenas e para quem tem dificuldades na digestão. Está especialmente indicada durante a gravidez pois contém vitamina B9, indispensável ao desenvolvimento fetal.

 

« voltar