Desidratação: 6 causas surpreendentes

 

O seu corpo é composto por cerca de 60% de água. Por vezes, perder apenas 2%, é suficiente para gerar alterações de humor, reduzir a sua energia e tornar as funções cognitivas mais lentas. Descubra o que pode causar desidratação e como a prevenir.

1. Diabetes

As pessoas que sofrem de diabetes, e particularmente aquelas que ainda não sabem que são diabéticas, têm um risco acrescido de desidratação. De facto, quando o nível de açúcar no sangue está demasiado elevado, o organismo tende a livrar-se desse excesso, aumentando a produção de urina.

Conselho: se é diabético, siga os conselhos do seu médico para um máximo controlo da glicémia. Se não é o seu caso, mas tem sede intensa com muita frequência, fale com o seu médico que procederá a exames para pesquisa de eventual diabetes.

2. Período menstrual

Está com o seu período menstrual? Então não hesite e beba mais do que o habitual. Os estrogénios e a progesterona influenciam os níveis de hidratação do seu corpo. E quando as hormonas se “acotovelam” como durante a menstruação ou no síndrome pré-menstrual, deve beber bastante água para estar hidratada. Tanto mais que o sangue perdido esgota igualmente o nível de água do organismo.

Conselho: se o seu período menstrual é muito abundante, fale com o seu ginecologista.

3. Síndrome do cólon irritável

Como se a síndrome do cólon irritável não fosse, por si só, muito penoso, também provoca desidratação! É consequência da diarreia crónica e também porque a eliminação da fruta e legumes crus, ricos em água, reduz o aporte hídrico.

Conselho: para aumentar o seu nível de hidratação, opte pelas massas e arroz integral. A cozedura aumenta a captação de água e tornam-se mais hidratantes.

4. Hipertensão

Vários medicamentos, entre os quais um grande número de tratamentos para a hipertensão arterial, têm efeito diurético. Silenciosamente, aumentam a produção de urina e o risco de desidratação.

Conselho: se faz tratamento para a hipertensão arterial, aumente a ingestão de água.

5. Stress

Se está constantemente sob pressão, as suas glândulas suprarrenais esgotam-se, provocando uma insuficiência suprarrenal. O problema é que estas glândulas também produzem a aldosterona, uma hormona que ajuda a regular os níveis de líquidos e electrólitos do seu corpo.

Conselho: Perante uma situação de stress, não hesite em beber mais. Mas encontrar um meio de combater o stress continua a ser a melhor solução para conservar as suprarrenais em boa forma.

6. Suplementos alimentares

Não é porque são “naturais” que os suplementos alimentares não têm efeitos secundários. Algumas plantas como a salsa, o dente de leão e o agrião, aumentam a produção de urina, o que pode conduzir a desidratação. Se tenciona tomar um suplemento alimentar, fale primeiro com o seu médico que lhe indicará quais os efeitos secundários potenciais.

Sobretudo, siga o conselho do bom senso: beba sempre que tiver sede. A sede é a mensagem que lhe envia o seu corpo para lhe dizer que tem défice de água.

 



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar