Efeitos das dietas yoyo: riscos para a sua saúde de que nunca suspeitou

Emagrecer

 

Os repetidos regimes yoyo têm um impacto negativo sobre a sua saúde cardiovascular. É o que revela um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Columbia, apresentado no Congresso Americano de Cardiologia (American Heart Association, AHA).

Para chegar a esta conclusão, recrutaram 485 mulheres com índice de Massa Corporal (IMC) de 26, o que as coloca na categoria de “sobrepeso” a quem foi perguntado quantas vezes perderam pelo menos 4,5Kg (excepto após gravidez), e recuperaram durante o período de 1 ano. Estes dados foram avaliados através do Life’s Simple 7 https://www.heart.org/en/professional/workplace-health/lifes-simple-7), uma ferramenta da AHA que mede o risco cardiovascular.

Resultados: as mulheres com uma ou mais perda de peso “yoyo”, tinham uma tendência reduzida para obter um IMC óptimo (compreendido entre 18,5 e 25). Estas mulheres eram também 51% menos susceptíveis de serem consideradas como tendo “risco cardíaco moderado”; 65% menos susceptíveis de estar na categoria de “risco óptimo”.

"Atingir o peso adequado é recomendado para ter um coração de boa saúde, mas manter o peso é difícil e as flutuações dificultam a obtenção de uma saúde cardiovascular ideal”, conclui, Brooke Aggarwal, autor principal do estudo.

O segredo para viver mais tempo e com mais saúde? Conservar o seu IMC adequado e evitar regimes drásticos que provocam demasiadas variações do peso.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar