Exercícios respiratórios para melhorar o sono (parte 1)
Uma boa respiração aumenta a oxigenação do cérebro e desenvolve a consciência corporal. Controlando o fluxo de ar, conseguirá canalizar os pensamentos invasores e tranquilizar-se para mais facilmente encontrar o sono.
A RESPIRAÇÃO ABDOMINAL PARA DESCONTRAIR EM PROFUNDIDADE
A tradição chinesa indica que temos 2 cérebros: o cerebral e o abdominal. É fácil constatar que quando o stress aumenta, aparece um nó no estomago e que é no ventre que se concentram as necessidades mais elementares e as emoções. Esta respiração é a do recém-nascido e a que ocorre durante o sono.
Exercício 1
Deitado ou sentado. Inspire pelo nariz, enchendo o abdómen como se fosse um balão e abrindo o tórax. Depois, expire lentamente pela boca, retraindo ao máximo o abdómen.
Agora de pé. Inspire pela boca e prolongue a expiração, colocando as mãos por baixo das costelas e dobrando-se para a frente.
Praticar pelo menos 5 respirações seguidas. Quanto mais longa for a expiração, melhor será a sensação de descontracção. É importante esvaziar bem os pulmões para melhor os preencher de ar. Isso ajuda a regular o sistema nervoso e a relaxar os músculos abdominais. Repetir sempre que se sentir invadido por uma emoção perturbadora e até que a calma regresse.
A RESPIRAÇÃO PELO PLEXO SOLAR PARA REENCONTRAR O EQUILÍBRIO
O plexo solar situa-se entre o esterno e o umbigo. É uma zona muito sensível que é trabalhada, por exemplo, no ioga e nas artes marciais, pois é o centro da confiança. O exercício seguinte, associa a visualização à respiração, permite acompanhar o relaxamento e, ao mesmo tempo, aumentar a oxigenação do cérebro. Pode praticá-lo sentado, em pé ou sentado.
Exercício 2
Comece por expirar.
Inspire pelo nariz, enchendo o abdómen como se fosse um balão. Para ajudar, coloque as mãos sobre o ventre, para sentir o vaivém da respiração.
Expirar o mais lentamente possível, esvaziando o máximo de ar dos pulmões e retraindo o abdómen ao máximo.
Agora inspire e retenha o ar durante alguns segundos. Ao expirar, imagine que se preenche de calma e tranquilidade.
Expire pelo nariz, eliminando todos os elementos “negativos”: stress, tensões, preocupações.
Inspire agora elementos positivos: serenidade, paz, calma e expire o negativo: stress, contrariedades, etc.
(continua)
Nenhum comentário