Exercícios respiratórios para melhorar o sono (parte 2)
Uma boa respiração aumenta a oxigenação do cérebro e desenvolve a consciência corporal. Controlando o fluxo de ar, conseguirá canalizar os pensamentos invasores e tranquilizar-se para mais facilmente encontrar o sono.
A RESPIRAÇÃO DA LUA PARA ENCONTRAR O SONO
Segundo a tradição do pranayama (controlo da respiração), pela narina esquerda é aspirada a corrente magnética, em ligação com o plexo solar. Chama-se a corrente solar. Pela narina direita é aspirada a corrente elétrica, chamada a corrente lunar. A respiração dita “da lua” acalma a agitação mental responsável pelas dificuldades em adormecer.
EXERCÍCIO 3
Instale-se na beira da cama, costas e cabeça bem direitas, maxilares relaxados e língua descontraída.
Comece por inspirar profundamente pelas 2 narinas, depois tape narina direita com o polegar direito. Inspire lentamente pela narina esquerda.
Retenha agora a respiração, tapando as duas narinas com o polegar, anelar e dedo grande da mão direita.
Destape a narina direita e expire lentamente. Retenha a respiração, tapando a narina direita com o polegar direito. Inspire lentamente. Inspire lentamente pela narina esquerda. Continue a série e termine pela narina direita.
Este é um bom ritmo para este exercício: inspirar durante 8 a 10 segundos; reter a respiração durante 8 a 10 segundos; expirar durante 8 a 12 segundos; reter a respiração durante 3 segundos.
A RESPIRAÇÃO ALTERNADA PARA SE ACALMAR QUANDO ACORDA DURANTE A NOITE
Às 4 horas da manhã, as ideias perturbadoras assaltam-no? Esta respiração nasal vai acalmá-lo e ajudar a reencontrar o sono tranquilizador.
EXERCÍCIO 4
Deite-se de costas e tape a narina direita com o polegar direito.
Expire lentamente pela narina esquerda, pare uns segundos com os pulmões vazios e inspire lentamente pela mesma narina. Pare agora uns segundos com os pulmões cheios.
Este é um bom ritmo: expire durante 4 segundos, retenha a respiração com os pulmões vazios durante 1 segundo. Inspire durante 4 segundos, retenha a respiração durante 1 segundo, expire durante 4 segundos, etc.
Repita o exercício durante 10 a 20 respirações.
Repita agora o exercício, tapando a narina esquerda e inspire e expire pela narina direita.
Nenhum comentário