Em teletrabalho – 2

 

 

Barriga lisa: o que necessita saber para não sentir a barriga inchada depois de comer.

Comer sem desapertar o botão dos seus jeans?

1 – CUIDE BEM DO SEU INTESTINO

Certas bactérias do intestino fabricam metano e hidrogénio. Quando modificamos a nossa alimentação, modificamos a flora intestinal. Se a distensão abdominal é provocada por um desequilíbrio da microbiota e/ou da permeabilidade da mucosa, melhorar a saúde intestinal é uma prioridade. Os regimes restritivos podem melhorar transitoriamente o problema, mas a longo prazo podem mesmo agravar por privarem o intestino de elementos protectores.

2 – MAIS LEGUMES DO QUE CARNE

O prato ideal contém metade de legumes verdes, um quarto de hidratos de carbono e um quarto de proteínas. Privilegie o peixe, os ovos biológicos ou ricos em ómega-3 e limite o consumo de carne vermelha a 2 vezes por semana.

3 - MENOS HIDRATOS DE CARBONO

Os hidratos de carbono favorecem a fermentação. Guloseimas e outras doçarias, tolerância zero. Se não for suficiente, elimine os alimentos do grupo FODMAPS (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis, açúcares indigestos presentes em numerosos alimentos) durante o tempo suficiente para reequilibrar a flora intestinal e incorpore-os mais tarde em pequenas quantidades, pois serão melhor tolerados se a flora for restaurada.

4 – MAIS FIBRAS

As fibras reforçam a barreira intestinal. Prefira os legumes verdes, as frutas, os cereais integrais, as oleaginosas e as ervas aromáticas e especiarias. Varie as cores do seu prato.

5 – LIMITE O GLÚTEN E A LACTOSE

Para saber se são a causa da sua distensão abdominal, retire-os (ou reduza a quantidade) do seu regime alimentar diário e veja os resultados na sua barriga. Para simplificar: substitua as batatas e massas por arroz, quinoa ou trigo sarraceno. Substitua os produtos lácteos por bebidas vegetais de soja, amêndoa, avelã, arroz.

6 – CUIDADO COM O STRESS

O stress crónico provoca um desequilíbrio da microbiota (disbiose) e perturbações intestinais. Respirações profundas, pilates, ioga, caminhada, etc. Tudo o que permita libertar o stress, ajuda a manter uma microbiota saudável e equilibrada.

7 – NÃO TOME QUALQUER PROBIÓTICO

Não existe um probiótico ideal para todos. Alguns utilizam-se como prevenção e outros em caso de perturbação intestinal. Aconselhe-se com o seu médico.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar