Menopausa: quando começa?

Menopausa

Esperada com mais ou menos ansiedade, adivinha-se quando os 50 se aproximam, faz parte das conversas com as amigas e raramente com o parceiro. Algumas respostas para as questões sobre a menopausa.
Não há uma idade precisa ou certa para a ocorrência da menopausa. Varia de mulher para mulher. Para umas manifesta-se aos 45, para outras aos 55 e não tem qualquer relação com a puberdade. Os médicos constatam cada vez mais que, em algumas famílias, as mulheres têm a menopausa espontaneamente mais cedo, sem que se conheça uma causa.
Podemos adiá-la?
Impossível. Cada menina nasce com um património de 1 a 2 milhões de folículos ováricos, isto é, cavidades que contêm 1 ovócito. A cada ciclo, mais de 600 folículos entram em desenvolvimento, mas apenas um atinge a maturidade de um óvulo, os outros desaparecem no tecido ovárico. Quando o capital se esgota, chegou a menopausa. Certas intervenções como as ovarectomias bilaterais (ablação dos 2 ovários), quimioterapias e radioterapias podem destruir o stock ovocitário e provocar uma menopausa precoce. É por isso que é proposto congelar os ovócitos às jovens mulheres com cancro, antes do início da quimioterapia.
A contracepção já não é necessária?
Quando a menopausa está confirmada, o risco de gravidez já não existe. É, portanto, possível parar de tomar a pílula, retirar o DIU ou implante contraceptivo. Contudo, tenha atenção, não significa que esteja protegida contra as doenças sexualmente transmissíveis.
Vários meses sem menstruação e chegou a menopausa?
Sim, desde que tenha passado um ano sem ocorrência de menstruação. A menopausa corresponde ao desaparecimento do estradiol, uma hormona que era, até então produzida pelos ovários. As consequências podem ser mais ou menos relevantes e manifestam-se no início pelos suores nocturnos e afrontamentos. A secura cutânea e vaginal, as dores osteoarticulares, a desmineralização óssea são sintomas que podem vir a manifestar-se progressivamente.
Se tomo uma pílula em contínuo, como vou saber que já não sou menstruada?
Só há uma solução: parar de tomar a pílula e observar o que se passa. Se a menstruação voltar, é porque ainda não é o momento.
Se não, ao fim de alguns meses sem período, deverá consultar o seu médico que lhe irá prescrever alguns exames hormonais para confirmar a menopausa. Se o doseamento da FSH (hormona folículo estimulante) estiver elevada (superior a 20 UI/L), a mulher está biologicamente na menopausa e pode então parar a contracepção. Caso contrário, é preferível continuar a utilizar um meio contraceptivo até que o doseamento hormonal confirme a menopausa.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar