Não, não podemos “apanhar” frio

 

O Inverno aproxima-se e o frio também. Mas as temperaturas baixas não são directamente responsáveis pelas doenças invernais. Como todos os anos, vamos ouvir a famosa frase: “atenção, vais apanhar frio”. Ainda que o frio seja desagradável, não é, por si só, uma doença. Não é o frio que causa a doença, mas a infecção por um vírus ou bactéria. Dito de outra forma, a contaminação surge quando há contacto próximo com um doente ou tocando em objectos onde se encontram vírus ou bactérias.

Ainda que não nos torne doentes, o frio enfraquece-nos. As temperaturas baixas não são isentas de perigo. O frio favorece algumas doenças porque gera uma irritação na mucosa respiratória. Esta irritação prepara o terreno para eventuais infecções. Quando a mucosa respiratória, que serve de barreira natural, se encontra fragilizada, torna-se uma porta de entrada para bactérias e vírus.

Por outro lado, o nosso corpo não está naturalmente preparado para lutar contra as quedas de temperatura e, portanto, as vagas de frio consomem a nossa energia, reduzem as nossas defesas imunitárias e provocam um acréscimo de mortalidade por doença cardiovascular.

Porque há maior circulação de vírus no Inverno? A ciência não tem uma explicação clara para esta situação. É verdade que no Inverno estamos mais frequentemente no interior de edifícios e como observámos na pandemia COVID-19, os vírus transmitem-se mais facilmente em espaços fechados.

De qualquer forma, este Inverno, como nos outros, precisamos lutar contra as doenças, repetindo os gestos sanitários que já conhecemos, mas também evitando grandes variações térmicas que desestabilizam o organismo, diminuindo a imunidade. Por isso, não aqueça demasiado a sua casa, areje o seu interior com frequência para renovar o ar e vá bem agasalhado para o exterior. A Primavera vai acabar por chegar!



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar