O Shirataki ou Konjac, de origem oriental, é produzido a partir da raiz do tubérculo com o mesmo nome. É composto de aproximadamente 97% de água e 3% de glucomanano, um tipo de fibra solúvel em água, que o nosso organismo não consegue digerir. O glucomanano presente em mais de 90 por cento da raiz de konjac produz uma mucilagem solúvel, que chega a absorver até cem vezes mais água do que o seu volume.
É uma excelente ajuda nas dietas de emagrecimento pois as fibras expandem no estômago e provocam uma sensação de saciedade. Este aumento de volume faz com que haja retenção de nutrientes ao longo do tubo digestivo.
O valor nutricional do Konjac é muito baixo. Uma porção de 50g possui apenas 4 kcal, quase 60 vezes menos que a massa e o arroz. É nutricionalmente pobre pois não possui quantidades significativas de proteínas, hidratos de carbono (2,3g por 100g), gorduras e vitaminas e minerais, razão pela qual é necessário adicionar legumes, gorduras saudáveis e proteína aquando da sua ingestão.
É boa opção para quem gosta de massa e/ou arroz, mas não quer ingerir o seu teor em hidratos de carbono.
- Adequado para diabéticos porque não altera os níveis de glicémia
- Diminui o colesterol LDL-c e triglicéridos e favorece o HDL-c
- Composto por 70% de fibra não irrita o intestino, ajuda a digestão e promove a eliminação de toxinas
- Evita a prisão de ventre ao actuar como um laxante suave.
Nenhum comentário