O seu sono é mesmo reparador?

Sono

 

Adormece todas as noites sem problema, mas sente um cansaço inexplicável durante todo o dia? Talvez o seu sono não seja tão reparador como imagina. Alguns sinais a que deve prestar atenção:

”CARBURA” A CAFÉ DURANTE TODO O DIA

Se o seu primeiro gesto matinal é preparar um café expresso duplo e durante o dia sente necessidade de beber café para estar concentrado nas suas tarefas, esta “necessidade de cafeína” é sem dúvida sinal de que não dorme bem. O que é preocupante é que beber muito café durante o dia aumenta a secreção de cortisol (a hormona do stress), o que prejudica a qualidade do sono. Um estudo revelou que consumir cafeína nas 6 horas antes de ir para a cama perturba o sono e reduz a capacidade de adormecer. Portanto, se bebe muito café, dorme mal, o que provoca fadiga e incita a beber mais café… E se substituísse por outra bebida quente?

ACORDA COM A BOCA SECA OU COM DOR DE CABEÇA

É inútil culpar os pólenes ou os alimentos que consumiu na véspera. Estes sinais podem indicar que sofre de apneia do sono. Esta paragem respiratória repetida várias vezes durante a noite induz a pouco e pouco a fadiga e sonolência durante o dia. Sem contar que provoca stress cardiovascular.

TEM MUITAS VEZES VONTADE DE URINAR DURANTE A NOITE

Mesmo que tenha a capacidade de voltar rapidamente a adormecer, estas curtas visitas à casa de banho têm repercussão durante o dia. Segundo os urologistas, as pessoas que se levantam durante a noite para urinar têm uma redução de 24% no seu desempenho profissional quando comparadas com aqueles que dormem como um bebé. A próxima vez que consultar o seu médico verifique a sua pressão arterial e a função da sua bexiga, pois pode tratar-se de hipertensão ou de problemas de esvaziamento da bexiga, entre outras causas.

ESTÁ A AUMENTAR DE PESO SEM RAZÃO

Se a agulha da sua balança tem tendência a mostrar-lhe mais quilos e não modificou o seu regime alimentar, de certeza que não dorme bem. Segundo investigadores, a privação de sono reduz o nível de leptina no nosso organismo (a hormona que sinaliza a saciedade ao cérebro e suprime o apetite) e aumenta a quantidade de grelina (a hormona que estimula o apetite).

Agora que sabe que a qualidade do seu sono não é boa, logo à noite comece a usar as receitas naturais (tisanas…) e métodos de relaxamento para desfrutar de um sono tranquilizante.

 



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar