O TREMOÇO – esse aperitivo tão português.

O tremoço é um alimento com um reduzido valor energético (cerca de 70kcal num pires de 60g) o que o faz dele um aperitivo muito interessante face a outros do género. Na sua composição, encontramos cerca de 16g de proteínas por 100g, com uma boa qualidade e digestibilidade, e 5% de fibra. Caracteriza-se por ser pobre em gordura (cerca de 2% da sua composição) sendo esta, maioritariamente, mono e polinsaturada. Contem ainda vitaminas, destacando-se o folato em quantidades substanciais, e sais minerais, como o cálcio, o potássio, o manganésio, o ferro e o zinco.

A elevada presença de proteína, qualidade da fibra e o reduzido valor energético, fazem do tremoço um alimento muito interessante como saciante e na redução do apetite. Pode ser utilizado como substituto de proteína animal e em particular nas dietas vegetarianas, sendo isento de glúten.

O inconveniente do tremoço é a elevada quantidade de sal proveniente da salmoura onde é conservado. Por isso, deve passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los antes do seu consumo. Para melhorar o sabor, pode deixá-los em água, no frigorífico, com orégãos, coentros ou outra erva aromática a seu gosto.

MUITO IMPORTANTE: Coma um de cada vez e mastigue bem antes de engolir. É muito importante para aumentar a saciedade.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar