Osteoporose: não a ignore!

Osteoporose

 

O que é a osteoporose? Trata-se de uma doença que fragiliza os ossos e aumenta o risco de fracturas após traumatismos ligeiros.

Quando a osteoporose se instala, a mais pequena queda ou ligeira pancada podem provocar fracturas. Os ossos mais frequentemente atingidos são os do punho, a extremidade superior do fémur (colo do fémur), a bacia e as vértebras.

Atinge sobretudo mulheres, 25% após os 50 anos e 50% com mais de 75 anos. A menopausa, devido ao défice hormonal que perturba o metabolismo do cálcio é um dos factores desencadeantes. Mas existem outros factores agravantes: o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o défice de vitamina D e/ou de cálcio, o sedentarismo e algumas doenças (hipertiroidismo, artrite reumatoide, espondilite anquilosante e outras).

Quais os sintomas? Uma fractura pode traduzir a presença de osteroporose. Idem para a redução da altura (achatamento dos corpos vertebrais) de 4 cm ou mais. As dores originadas pelo movimento (dobrar-se, subir uma escada, caminhar…) devem também alertar para a presença de osteoporose.

As investigações recentes mostram que uma actividade física moderada (como por exemplo, a natação) associada a um regime alimentar baseado na dieta mediterrânica (legumes, fruta, azeite, pouco açúcar e sal) pode proteger as mulheres menopáusicas contra a osteoporose.



Comentários:

Nenhum comentário


Deixe o seu comentário:

« voltar