Está tranquilamente a lavar os dentes e, de repente, o seu coração começa a bater mais rapidamente e de forma desordenada. Nada de pânico! As palpitações cardíacas não são necessariamente sinal de problema cardíaco e podem ser devidas a várias causas.
Por vezes podemos sentir pequenas pancadas no peito, com batimentos cardíacos mais fortes, mais rápidos e até irregulares. As palpitações têm várias origens, mas, geralmente, não é mais do que a adaptação do coração a uma situação vulgar. O coração funciona como uma bomba cujas contracções regulares têm origem num sistema eléctrico automático. As contracções cardíacas variam ao longo do dia de acordo com as necessidades e actividades.
Perante o aparecimento de palpitações, a primeira coisa a fazer é relaxar. Sente-se, respire profundamente durante alguns minutos e beba um pouco de água. Em princípio, será suficiente para o coração voltar a bater normalmente. Mas atenção, as palpitações não devem ser confundidas com alterações do ritmo cardíaco (arritmias). Estas, são anomalias da actividade elétrica que desencadeia e regula a contracção do músculo cardíaco.
Por conseguinte, se sentir qualquer desconforto ou que as palpitações são frequentes, não hesite em consultar o seu médico. Este procederá a um exame clínico completo para descartar qualquer sinal de perturbação do ritmo cardíaco ou eventual doença cardiovascular.
Na maior parte das vezes não se trata de uma situação preocupante e a resposta pode muito bem-estar nos seus hábitos e actividades diárias. Na próxima semana daremos exemplos de algumas dessas situações.
Nenhum comentário