O confinamento provocou menor mobilidade. Limitou as deslocações a curtas caminhadas em casa, da sala para a cozinha, do quarto para a casa de banho… As pernas perderam leveza e tornaram-se por vezes inchadas e com dores articulares. Vamos ajudar com 5 pequenos gestos para favorecer a circulação e lutar contra as pernas pesadas.
UM DUCHE FRIO TODOS OS DIAS
Um clássico que favorece a vasoconstrição e alivia instantaneamente: aplique um jacto de água fria nos pés e pernas de manhã e à noite, começando nos dedos dos pés, seguindo para os tornozelos, joelhos e finalmente coxas.
STOP À ROUPA APERTADA
Simplesmente porque impede o sangue de circular correctamente.
ELEVE OS PÉS DA CAMA (máximo 10 cm)
Mas esqueça a opção da almofada debaixo dos pés. Favorece as dores nas costas. Coloque dois calços sob os pés da cama. A ideia é elevar a cama e não o colchão.
ESCOLHA ALIMENTOS BENÉFICOS PARA A CIRCULAÇÃO
Frutos e legumes ricos em flavonoides: limão, brócolos, frutos vermelhos, uvas, alface e trigo sarraceno, são bons exemplos. Exercem acção sobre a permeabilidade dos capilares venosos, melhorando a sua resistência. Consumir também peixe e marisco ricos em ómega-3, pois os ácidos gordos ajudam os líquidos a circular no organismo.
Evite os produtos de charcutaria, o queijo e aperitivos salgados que favorecem a retenção de água. Evite também o álcool porque destrói a parede das veias e faz “estalar” os pequenos vasos causando derrames.
UM EXERCÍCIO SIMPLES E EFICAZ
Deitado de costas, com as pernas para cima e pés apoiados na parede. Primeiro flicta as pernas em ângulo recto. Depois deslize os pés na parede até que as pernas fiquem esticadas. Volte a flectir as pernas e repita várias vezes. Termine com uma massagem, utilizando um óleo ou creme venotónico. Massaje com gestos suaves, iniciando nos tornozelos até ao alto das coxas.
Nenhum comentário