Sensação de queimadura ao urinar, despertares nocturnos frequentes para ir à casa de banho, pequenas fugas urinárias… são algumas preocupações quotidianas que podem estragar o dia (ou uma noite de sono).
1 – É grave acordar todas as noites para urinar? A maior parte das pessoas pode dormir 6 a 8 horas sem ter necessidade de urinar. Não é grave se se levantar uma vez durante a noite: a cafeína, o álcool ou uma simples tisana pouco tempo antes de ir para a cama, podem provocar vontade de urinar durante a noite. Contudo, se isso acontece várias vezes durante a noite, é importante consultar o médico. O aumento da frequência urinária pode ser sintoma de doença renal, sinal de diabetes ou de hipertensão.
2 – Porque é que a urina tem um odor estranho quando como espargos? Nada de preocupações. Os espargos podem deixar a urina com um cheiro característico, pois, após a sua digestão, o corpo fabrica uma molécula parecida com o enxofre. Mas se não consumiu este tipo de alimentos e a sua urina tem um cheiro diferente, consulte o seu médico.
3 – Devo ir ao médico se a minha urina tem uma cor rosada ou vermelha? A menos que tenha comido beterrabas, ruibarbo (alimentos que alteram a cor da urina), deve consultar o médico rapidamente pois essa alteração da cor, pode significar a presença de cálculos, cancro da bexiga, infecção ou hemorragia interna. O seu médico irá prescrever os exames necessários para esclarecer a situação.
4 – Se retiver a urina, arrisco ter uma infecção urinária? Sobretudo nas mulheres, o facto de não esvaziar regularmente a bexiga, pode provocar uma infecção urinária. Por isso, vá à casa de banho logo que sinta vontade ou pelo menos a cada 3-4 horas. Não retenha a urina sob pena de concentrar a urina e criar um meio propício à multiplicação de bactérias. Em média, deve esvaziar a bexiga 6 a 8 vezes ao dia. Mas se beber muito chá e café (são muito diuréticos), ou se está a tomar medicamentos para baixar a tensão arterial, poderá ter necessidade de ir urinar uma dúzia ou mais vezes ao dia.
5 – Se sinto dor ao urinar, isso é sinal de infecção? A sensação de queimadura no momento da micção, é sem dúvida um dos sinais mais evidentes de infecção urinária. Mas essa sensação dolorosa pode existir também na presença de uma infecção sexualmente transmissível, ou de um cálculo renal que se deslocou para a bexiga. Qualquer que seja a causa, é sempre necessário consultar o seu médico se o acto de urinar for doloroso.
Nenhum comentário