Pioppi, o regime italiano anti-envelhecimento (Parte 1)

 

Pioppi é uma pequena ladeia italiana conhecida pela sua alimentação saudável que confere aos habitantes locais uma longevidade e saúde notáveis. O regime Pioppi designa assim um regime alimentar que promove o bem-estar, evitando as doenças e é praticado desde sempre no sul da Itália. Descubra os seus segredos.

Pioppi é uma aldeia de pescadores com pouco mais de 300 habitantes, situada a sul de Nápoles. Os seus habitantes são conhecidos pela sua longevidade (contam-se vários centenários) e sobretudo, bela sua excelente saúde! Ainda que outras localidades mediterrânicas apresentem as mesmas características, Pioppi e o seu famoso regime alimentar ficaram célebres graças ao cientista americano Ancel Keys que aí se instalou durante a sua reforma e aí viveu muitos anos pois faleceu com 100 anos (a sua mulher, Margaret com 97). Os seus estudos sobre a dieta mediterrânica foram continuados pelo cardiologista americano Aseem Malho-tra, convicto de que a mudança de estilo de vida para hábitos mais saudáveis, evita grandes males: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, cancro…

Os habitantes de Pioppi não necessitam fazer esforços para permanecerem jovens e em forma. Vivem simplesmente de acordo com a natureza: um quadro idílico à beira-mar favorece o convívio, o campo envolvente oferece frutos e legumes e o indispensável azeite. Ainda que estes elementos não façam parte obrigatória do nosso quotidiano, podemos ainda assim inspirarmo-nos neste regime alimentar para recuperar a linha, adquirir um IMC (Índice de Massa Corporal) saudável e lutar contra o envelhecimento.

Continua…

« voltar