O sangramento das gengivas deve ser levado a sério. Quer surja de forma espontânea, por exemplo durante a mastigação dos alimentos, ou unicamente quando escovamos os dentes, a gengivorragia, pode traduzir uma doença paradontal muito frequente – a gengivite.
A gengivite corresponde a uma inflamação da gengiva desencadeada pelas bactérias contidas no tártaro, quando a placa dentária não é adequadamente eliminada, que atacam o tecido gengival. Resultado: a gengiva sangra, incha e toma uma cor avermelhada/arroxeada.
É absolutamente indispensável que consulte o seu dentista sempre que observe sangramento gengival. Em primeiro lugar porque a gengivite não tratada pode evoluir para uma parodontite, uma patologia que pode resultar na perda de dentes a que acresce o risco de desenvolver outras doenças como a doença cardiovascular. Depois, porque para eliminar o tártaro só há uma solução: a destartarização.
De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Washington, o défice de vitamina C poderá também desencadear gengivorragia. Este efeito é conhecido pois para além do seu papel no sistema imunitário, a vitamina C, também chamada ácido ascórbico, é indispensável à síntese de colagénio, substância que permite o desenvolvimento de gengivas sãs.
Recorde-se que o aporte quotidiano recomendado de vitamina C é de 110 mg por dia. As melhores fontes de vitamina C são a salsa, os pimentos, os frutos vermelhos e os citrinos.
Nenhum comentário