As microalgas têm uma composição nutricional excepcional, o que lhes confere excepcionais virtudes em termos de saúde.
“O termo microalga denomina, num sentido lato, um amplo espectro de organismos, frequentemente fotossintéticos, na sua maioria aquáticos, desde procariontes a eucariontes, com grande diversidade morfológica e fisiológica. Normalmente unicelulares (i.e., existem espécies que se apresentam na forma colonial, sem com isso formarem tecidos ou células diferenciadas) com diâmetros compreendidos entre as décimas e as centenas de micrómetros, podem apresentar mobilidade através de organelos como flagelos. São encontradas em quase todo o planeta, onde coocorram água e luz, tanto em ambientes de água salgada como doce, distribuindo-se desde os desertos até ao oceano Ártico”. (Fonte: IPMA.pt)
As algas são um conjunto de organismos que crescem preferencialmente em meios aquáticos. As microalgas distinguem-se das macroalgas. De forma simplificada podemos dizer que as microalgas são unicelulares e microscópicas (algumas assemelham-se a bactérias), enquanto as macroalgas são multicelulares e consideradas como verdadeiras plantas.
A grande maioria das microalgas marinhas são invisíveis e formam o phytoplancton que fornece quase metade do oxigénio do planeta. Existem também as microalgas de água doce dos lagos e dos rios. Existirão centenas de milhar de variedades, por exemplo: spirulina, clorela, Klamath, Dunaliella, Haematococcus... têm uma riqueza nutricional excepcional.
Têm um alto teor de proteínas, superior à soja ou mesmo à carne de vaca, uma enorme riqueza em micronutrientes (vitaminas, oligoelementos, sais minerais), em pigmentos (luteína, astaxantina, betacaroteno, zeaxantina, licopeno, ficocianina), os quais são potentes antioxidantes, em ácidos gordos omega-3, especialmente DHA (ácido docosaexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenóico).
Tudo isto explica por que as microalgas representam uma alternativa às proteínas animais e os seus benefícios para a saúde. As microalgas são especialmente remineralizantes, fortificantes e reforçam o sistema imunitário.
Nenhum comentário