Quando associados, certos minerais, vitaminas e oligoelementos são bem mais eficazes do que ingeridos individualmente.
As melhores associações e as melhores receitas para tirar mais partido dos seus benefícios:
1 - Ferro + vitamina C. A absorção do ferro é melhor quando acompanhado de vitamina C. É importante assegurar-se da presença desta vitamina (salsa, couve, brócolos, pimentos, espinafres) na mesma refeição, quando monitorizamos o aporte em ferro, sobretudo em caso de alimentação vegetariana. Nota: o chá reduz a absorção de ferro, pelo que deve evitar esta bebida durante a refeição.
No prato:
Peixe ou carne + vegetais de folha verde escura (espinafres, couve)
Ostras + sumo de limão
Salada de lentilhas + Kiwi2 - Vitamina E + Selénio. Tal como a vitamina E, o selénio, um oligoelemento, são elementos que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. O selénio facilita a retenção da vitamina E no plasma – a parte líquida do sangue – reduzindo esta as necessidades do organismo em selénio e prevenindo as suas perdas
No prato:
Salmão + nozes
Iogurte + nozes do Brasil
Feijão verde + atum com ovo + azeite3 – Vitaminas B + magnésio. Todas as vitaminas do grupo B são mais eficazes quando associadas ao magnésio. Sem magnésio, a vitamina B6 não tem actividade. Um complexo associando os dois (sem ferro nem cobre, pro-oxidantes) corrige as carências em um mês. Muito importante, pois a vitamina B6 serve para fabricar vários neurotransmissores como o GABA, anti-ansiedade, ou a taurina, sedativo. E este circuito é semelhante para a vitamina B2, necessária à activação da vitamina B3. Significa que uma carência de vitamina B2, pode levar a um défice de vitamina B3.
No prato :
Solha + espinafres + nozes
Banana + chocolate negro
Flocos de aveia + levedura de cerveja + avelãs + chocolate negro
Continua…
Nenhum comentário