4 - Vitamina D + cálcio. O cálcio não consegue fixar-se nos ossos se a vitamina D não estiver presente para permitir a sua absorção no intestino e depois a sua passagem pelos rins. Nota importante: a vitamina D encontra-se quase exclusivamente nos produtos animais. Nos vegetais, encontramo-la nos cogumelos. A principal fonte de vitamina D: a exposição solar.
No prato:
Pão com puré de sésamo (cálcio) + sardinhas ou salmão (vitamina D)
Queijo fresco (cálcio) + Cavala (vitamina D)
5 - Vitamina C + ómega-3. Os ómega-3, aliados do sistema cardiovascular e dos neurónios, têm de ser “protegidos “contra a oxidação pela Vitamina C. Estão presentes nos peixes gordos (sardinhas, salmão), algumas oleaginosas e os seus óleos (noz, colza). A vitamina C está presente nos citrinos e na salsa.
No prato:
Salmão (ómega-3) + salsa (vitamina C)
Cavala (ómega-3) + limão e brócolos (vitamina C)
Salada de frutas (vitamina C) + nozes (ómega-3)
6 - Magnésio e cálcio. O cálcio e o magnésio são essenciais para a boa saúde dos ossos e dos dentes, assim como para o bom funcionamento muscular e do metabolismo. O magnésio actua como um regulador do cálcio. Por exemplo, a contracção de um músculo é desencadeada pela entrada de cálcio na célula. Mas é o magnésio que controla a quantidade de cálcio que entra na célula. Globalmente, é recomendado associar cálcio e magnésio numa proporção 2 para 1.
No prato:
Trigo sarraceno (magnésio) + tomilho e sésamo (cálcio
Iogurte (cálcio) + flocos de aveia e nozes (magnésio)
Espinafres (magnésio) + queijo (cálcio)
Nenhum comentário